Palestra Prevenção do suicídio: reflexões sobre sociedade e saúde psíquica na contemporaneidade

Os cursos de Engª da Computação e Psicologia convidam toda a comunidade acadêmica (professores, servidores não docentes, estudantes e colaboradores) para assistirem a palestra Prevenção do suicídio: reflexões sobre sociedade e saúde psíquica na contemporaneidade, ministrada pela Dr.ª Denise Silva e Dr. Rodrigo Maia, professores do curso de Psicologia da UFC Sobral.

Será na quinta-feira 26/09, às 18 horas, no auditório do Bloco I – Mucambinho.

Entrada gratuita.

Fonte: wendley@ufc.br
Prof. Engenharia da Computação
Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral

Palestra Inovações Disruptivas e Estratégias de Financiamento

O Núcleo de Internet das Coisas (NUCLIC) e o Curso de Engenharia da Computação do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral promovem, no próximo dia 23, a palestra Inovações Disruptivas e Estratégias de Financiamento. A convidada é a coordenadora do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo do Campus de Quixadá (INOVE), Roberta Dutra. A palestra será às 15h30min, no auditório do bloco 1, em Mucambinho.

O evento, gratuito e aberto ao público, abordará o mercado de startups, patentes e estratégias de financiamento de pesquisas e projetos inovadores. Para participar, basta comparecer ao local da palestra, pois não há necessidade de inscrição.

A palestrante, Roberta Dutra, é mestra em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), na área de concentração em Gestão da Inovação e Transferências de Tecnologia. É, ainda, mentora e articuladora do programa Corredores Digitais, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (SECITECE), além de mentora do Programa de Incubação Inovativa Brasil, do governo federal.

Fonte: Prof. Wendley Silva, do Curso de Engenharia da Computação do Campus de Sobral – fone: (88) 3695 4608

Período de reabertura de matrícula para o semestre 2020.1 será de 23 e 27 a setembro

Ocorre na próxima semana, de 23 a 27 de setembro, o período para solicitação de reabertura de matrícula para o semestre letivo 2020.1.

Os estudantes da Universidade Federal do Ceará que se encontram em situação de abandono ou que estão com a matrícula cancelada, seguindo os parâmetros do Capítulo V do Regimento Interno, e desejam reativar a matrícula deverão solicitar a abertura do processo por meio de requerimento, independentemente do semestre em que foi feito o cancelamento da matrícula.

O documento deverá ser entregue pessoalmente no Setor de Protocolo da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza, ou nas diretorias dos campi do Interior. O procedimento poderá ser realizado pelo aluno ou seu procurador legal. Após a solicitação, cada processo será submetido a uma avaliação de dados pela PROGRAD.

O resultado final, apresentando nominalmente os estudantes que tiverem a solicitação de reabertura deferida ou indeferida, será divulgado no dia 6 de dezembro.

Os alunos com solicitação deferida serão contatados pelas respectivas coordenações de seus cursos para que sejam orientados com relação aos demais procedimentos de retorno à graduação.

A lista com os alunos que tiveram matrícula cancelada no atual semestre porque não solicitaram matrícula em disciplinas, nem solicitaram trancamento total ou matrícula institucional está disponível na página da PROGRAD.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – fone: 3366 9036.

Pró-Reitoria de Relações Internacionais (PROINTER) Promove palestra “Estudar na Espanha” no Campus em UFC de Sobral

A Pró-Reitoria de Relações Internacionais – PROINTER em parceria com o Campus da UFC em Sobral, promove palestra com o tema “Estudar na Espanha”. O Objetivo será apresentar aos estudantes de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores da UFC, oportunidades de intercâmbio e mobilidade acadêmica em Universidades Espanholas.

A Palestra será ministrada pela Profa. Maria María Pilar Isabel Bleuca Sánchez, Assessora Linguística da Embaixada da Espanha em Brasília.

Aos interessados, o evento ocorrerá no Auditório do Bloco I – Mucambinho, no dia 24/09 (terça-feira), às 17:00h, não é necessário inscrição.

Fonte: Prof. Rômulo Nunes – Eng. Elétrica.

Engenheiro Eletricista egresso da UFC é primeiro sul-americano a receber o Inventor of the Year Award, da Ericsson

Imagem: O engenheiro eletricista Ícaro Leonardo da Silva, com 35 anos de idade, é um dos mais jovens a receber o Inventor of the Year Award (Foto: Ericsson)O engenheiro eletricista Ícaro Leonardo da Silva, egresso da Universidade Federal do Ceará, foi um dos agraciados com o Inventor of the Year Award, concedido pela multinacional Ericsson. Ele é o primeiro sul-americano a ser distinguido com o prêmio criado para reconhecer o talento e o trabalho daqueles cujas inovações tecnológicas enriquecem o portfólio dessa multinacional, líder mundial no setor de telecomunicações com destaque na área de equipamentos de telefonia fixa e móvel.

No site da empresa, a premiação é justificada pelas colaborações de Ícaro para a evolução da tecnologia 5G (quinta geração de Internet móvel ou quinta geração de sistema sem fio), apoiando o desenvolvimento e o licenciamento de produtos dessa nova tecnologia. Ele também integrou a delegação da Ericsson no fórum industrial chamado 3GPP (que padronizou o 2G, o 3G e o 4G) e tratou do processo de padronização 5G NR (new radio), uma nova tecnologia de acesso via rádio (RAT) projetada para ser o padrão global para a interface aérea de redes 5G.

Ícaro Leonardo comenta que essa padronização do 5G permite a adoção dessa tecnologia em âmbito global, “ou seja, a tecnologia que a gente desenvolve chegará a cada smartphone e rede que forem vendidos no mundo inteiro”, diz. Para ele, a premiação representa o reconhecimento da Ericsson aos “seus inventores mais produtivos” que, com suas criações, “geram um impacto significativo para a empresa, para indústria e na sociedade”. Ele considera ainda que o prêmio também representa um reconhecimento da indústria de telecomunicações como um todo, uma vez que a adoção das invenções no setor da tecnologia 5G é decidida por toda a indústria (em fórum como o 3GPP) e não somente pela Ericsson.

Como inventor, Ícaro informa que tem contabilizadas mais de 1.200 patentes depositadas em vários países nas mais diversas áreas das comunicações sem fio, entre as quais de técnicas de processamento de sinais, camada física de sistemas 5G, protocolos de sinalização 5G e gerenciamento de redes.

TRAJETÓRIA – Na UFC, Ícaro concluiu a graduação em Engenharia Elétrica em 2007 e o mestrado em Teleinformática em 2010. No trabalho de conclusão de curso (TCC) e na dissertação, ele ressalta que foi orientado pelo Prof. Imagem: O Prof. Rodrigo Cavalcanti, fundador e coordenador do GTEL, foi o orientador de Ícaro Leonardo da Silva na graduação e no mestrado na UFC (Foto: Viktor Braga/UFC)Rodrigo Cavalcanti, fundador e coordenador do Grupo de Pesquisa em Telecomunicações sem Fio (GTEL) na UFC.

Sobre a importância da UFC em sua formação, Ícaro destaca a oportunidade de participação em programas de intercâmbio e a colaboração com a indústria, através de incentivos fiscais. Já na graduação participou de intercâmbio com a Centrale Lyon, na França, despertando nele o desejo de buscar oportunidades profissionais na Europa.

“Anos depois, durante o mestrado, fiz parte dos projetos de colaboração entre o GTEL/UFC e o setor de pesquisas da Ericsson na Suécia, o que me fez enxergar na pesquisa industrial uma interessante alternativa de carreira. Isso só demonstra a importância do investimento em pesquisa nas nossas universidades, das mais diversas fontes”.

Foi a partir da colaboração entre GTEL/UFC e Ericsson, explica ele, que em 2009 foi convidado “a disseminar conhecimento na sede da Ericsson na Suécia, em Estocolmo, e buscar aplicações industriais para as ferramentas teóricas com as quais trabalhava na época”. Naquele país, contou com a coorientacão industrial do pesquisador Robert Baldemair, do departamento de pesquisa em comunicações sem fio da Ericsson, contribuindo para a conclusão do seu mestrado.

No ano seguinte, foi contratado como pesquisador e hoje trabalha “como um expert no design de protocolos de redes 5G e suas evoluções, contribuindo em três frentes: novos conceitos para evolução do 5G, suporte ao departamento de desenvolvimento de produtos da Ericsson e ao departamento de licenciamento de patentes que negocia o licenciamento das tecnologias com as empresas de smartphone, como Apple e Samsung”, detalha ele.

INVENTORES – O Inventor of the Year Award é de natureza individual, embora concedido anualmente a três pesquisadores. Neste ano, a Ericsson premiou, além de Ícaro Leonardo, os pesquisadores Johan Rune e Mark Harrison. As pesquisas deles também colaboram para moldar futuros padrões de telecomunicações.

Saiba mais no site da Ericsson.

Fonte: Ícaro Leonardo da Silva, engenheiro eletricista da Ericsson – e-mail: icaro.leonardo.da.silva@ericsson.com

Em parceria com Petrobras, UFC tem aprovada sua primeira carta-patente, com tecnologia para transporte de gás natural

Imagem: Professores da UFC que, ao lado de epsquisadores da Petrobras, constam como inventores do sistema: Eurico Belo Torres, Diana Azevedo e Célio Loureiro (Foto: Viktor Braga/UFC)A Universidade Federal do Ceará, em parceria com a Petrobras, teve a primeira carta-patente de sua história concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A tecnologia patenteada consiste em um sistema inovador de armazenamento e transporte de gás natural na forma adsorvida, criada no âmbito do Grupo de Pesquisa em Separações por Adsorção (GPSA) da UFC e do Centro de Pesquisas da Petrobras (CENPES).

O depósito do pedido de patente no INPI foi feito pelas duas instituições ainda em 2008 (leia mais sobre o tempo de espera no fim deste texto). A concessão da carta-patente é a etapa final do processo de proteção da invenção e significa o atendimento de todos os pré-requisitos de patenteabilidade.

O sistema de armazenamento e transporte de gás tem como inventores os professores Diana Azevedo e Célio Cavalcante, do Departamento de Engenharia Química e do GPSA da UFC; o Prof. Eurico Belo Torres, professor emérito da UFC; e os pesquisadores do CENPES Fernando Baratelli Júnior e Flávio Barboza Campos.

“Recebemos a notícia com grata surpresa. Na época do depósito [da patente], a UFC ainda despertava para a inovação tecnológica em parceria com empresas. Ela [a carta-patente] é o coroamento daquilo que idealizamos ser a função de um grupo de pesquisa ligado a áreas tecnológicas em uma universidade pública. Houve amadurecimento de achados científicos, formação de recursos humanos qualificados e entrega à sociedade de uma tecnologia que pode trazer benefícios econômicos ao País”, afirmou a Profª Diana.

Imagem: O LPACO2, no Campus do Pici, foi construído com recursos captados junto ao CENPES da Petrobras (Foto: Viktor Braga/UFC)Segundo a pesquisadora, a partir do depósito da patente, em 2008, “abriu-se um leque de possibilidades de parcerias entre o GPSA e diferentes pesquisadores do CENPES”. Um dos exemplos é o Laboratório de Pesquisa em Adsorção e Captura de CO2 (LPACO2), inaugurado em 2013 com recursos captados naquele centro de pesquisa.

O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, comemorou a conquista: “A vocação da UFC é inovar. O registro dessa patente mostra que a Universidade caminha na direção que a sociedade espera, e o que ela espera é que a UFC crie novos saberes, novas tecnologias, que a gente inove. Isso se chama conhecimento com impacto social, isso é que legitima a Universidade perante a sociedade. Portanto, quero parabenizar toda a equipe responsável”.

 

Imagem: Duas gerações de equipamentos na área de adsorção, no LPACO2 (Foto: Viktor Braga/UFC)

O QUE É A INVENÇÃO – A tecnologia desenvolvida pela UFC e o CENPES consiste em um método alternativo de armazenamento e transporte do gás natural. Atualmente, o combustível costuma ser transportado por vasos de pressão (como os encontrados, por exemplo, em veículos automotores) ou gasodutos. Por meio do fenômeno da adsorção, no entanto, é possível transportar maiores quantidades de gás a pressões mais baixas, em vasos de paredes mais delgadas, sendo o gás retido na forma “adsorvida”, e não comprimida.

A adsorção é um fenômeno de interface, em geral sólido-fluido, amplamente utilizada em processos de purificação de água, remoção de cores e odores etc. Por meio dessa “técnica”, materiais porosos, a exemplo do carbono ativado, são utilizados para atrair determinadas substâncias para sua superfície.

De acordo com o documento do INPI, o sistema traz as vantagens de requerer menor pressão de operação, reservatórios de armazenamento mais leves, menor risco operacional e melhora na flexibilidade geométrica que reduz volumes mortos no sistema de transporte

INOVAÇÃO E ESPERA – Na UFC, todo o trâmite exigido para o registro de propriedade intelectual desenvolvida por servidores docentes e técnico-administrativos e estudantes é acompanhado pela Coordenadoria de Inovação Tecnológica (CIT). De acordo com o setor, que é vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, enquanto em países como China e Estados Unidos a concessão de uma carta-patente ocorre em cerca de 2 a 3 anos, no Brasil o processo requer espera de, em média, 10 anos.

De acordo com a CIT, 307 pedidos de patentes foram registrados pela UFC no INPI e há dois produtos em fase de licenciamento (a exemplo do que ocorreu com o Natchup). Em levantamento divulgado em 2018, com dados referentes a 2017, a Universidade apareceu pelo segundo ano consecutivo entre as 10 instituições sediadas no Brasil com mais pedidos de patentes, destacando-se em sexto lugar no ranking nacional.

A cultura de inovação e registro de descobertas científicas nas universidades brasileiras é relativamente recente e ganhou impulso com a Lei da Inovação Tecnológica (Lei nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004), que incentivou a criação dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs). O NIT da UFC foi inaugurado em 2011, passando a ser denominado, posteriormente, Coordenadoria de Inovação Tecnológica (CIT). Em 2018, a coordenadoria lançou sua marca, a UFCINOVA.

No site da CIT, é possível encontrar o passo a passo para realizar o registro de uma patente.

Fonte: Coordenadoria de Inovação Tecnológica da UFC – fone: (85) 3366 9170