Month: outubro 2019
Novos guias de normalização para trabalhos acadêmicos estão disponíveis na Biblioteca Universitária
Utilidade pública para quem está fazendo artigo científico, TCC, dissertação ou tese: estão disponíveis no site da Biblioteca Universitária da UFC 5 novos guias de normalização para elaboração de trabalhos acadêmicos. Os guias foram feitos pela equipe da Biblioteca de acordo com as regras da ABNT. Uma bela ajuda para quem tem dificuldade de lidar com as normas de citação, referência, padronização, dentre outros. O material está disponível no site da Biblioteca (www.biblioteca.ufc.br), basta clicar no banner intitulado Normalização de Trabalhos Acadêmicos. Além deles, também é possível acessar tutoriais, templates e outros recursos, a fim de auxiliar a normalização dos trabalhos produzidos na Universidade.
Inscrições para competição Hackathon Xperience FortBrasil 2019 seguem até 5 de novembro
O Centro de Empreendedorismo (CEMP) e a Agronômica, empresa júnior do Curso de Agronomia, ambos da Universidade Federal do Ceará, em parceria com a FortBrasil, empresa de cartões de crédito, inscrevem estudantes, até 5 de novembro, para o projeto InovAção – Hackathon Xperience FortBrasil 2019, competição colaborativa de inovação aberta empresarial.
O evento é destinado a interessados em inovação e empreendedorismo. Nesta edição, a competição colaborativa tem por base o modelo Hackathon, competição de programação, e traz a proposição de ideias e soluções para os desafios da empresa parceira. As equipes com as melhores soluções propostas receberão premiações que totalizam R$ 10 mil.
Os participantes da competição atuarão em equipes de três a cinco estudantes de graduação e pós-graduação de instituições de ensino superior cearenses. Os interessados poderão se inscrever individualmente ou em equipes previamente formadas, por meio de formulário on-line.
Mais informações sobre participação, avaliação e premiação podem ser encontradas no edital do evento.
PROJETO – O InovAção é um projeto sem fins lucrativos voltado para a inovação aberta (open innovation), que busca desenvolver competências empreendedoras e apoiar a geração de projetos arrojados e sustentáveis em instituições cearenses. Ressaltando a interação entre universidade e empresas, o projeto estimula a criação de soluções e novos negócios a partir de problemas reais trazidos por organizações consolidadas no mercado, que devem ser resolvidos por membros da comunidade acadêmica.
Fonte: Prof. Abraão Freires Saraiva Júnior, coordenador do CEMP – e-mail: abraaofsjr@gmail.com
Programação dia do Servidor no Campus de Sobral
CENTELHA está com inscrições abertas para projetos empreendedores
O CENTHELHA abre até 19 de novembro a receber propostas de criação de novos negócios por empreendedores em 21 estados, incluindo o Ceará. Esta iniciativa é feita através do ministério da Ciência, Tecnologia, Invocações e comunicações (FINEP) em parceira com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). No Ceará serão escolhidos 28 projetos com potenciais inovadores dentro do mercado. Cada projeto irá ter 80 mil em subvenção da FUNCAP para investir no negócio, além do suporte, treinamentos, networking e acesso a incubadoras e parceiros. Mais informações em www.ufc.br
Fonte: Instagram UFC informa
Projetos do Grupo Tecnologias Assistivas Educacionais do Campus de Sobral conquistam prêmios na Feira do Conhecimento
O grupo Tecnologias Assistivas e Educacionais (TAE), do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral, teve dois de seus projetos premiados durante a terceira edição da Feira do Conhecimento – Ciência, Tecnologia, Inovação e Negócios, evento promovido de 16 a 19 de outubro pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (SECITECE) no Centro de Eventos do Ceará.
O jogo Tecnologia Educacional para Crianças Autistas (TECA) ganhou o prêmio de melhor Jogo Sério do Festival de Jogos do Ceará 2019 e recebeu ainda destaque como jogo de melhor Conteúdo. O TECA foi desenvolvido por estudantes do curso de graduação em Engenharia da Computação, sob liderança do aluno Joaquim Barrozo Neto, orientados pelo coordenador do TAE, Prof. Carlos Alexandre Fernandes.
O projeto consiste em um aplicativo de celular com jogos educativos para ajudar no desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista (TEA) e ensinar noções de cores, animais e atividades da vida cotidiana. Para isso, são utilizadas técnicas de realidade aumentada para encorajar a criança a buscar objetos e capturar fotos do ambiente.
Já o prêmio Maker Challenger foi destinado individualmente ao mestrando Francisco José Prado Júnior, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação (PPGEEC) e também integrante do TAE. O estudante projetou um dos mouses adaptados para pessoas com deficiência motora nos braços, produzido por uma impressora 3D, para fazer parte dos dispositivos de acesso ao computador por pessoas com deficiência.
O objetivo do dispositivo é beneficiar pessoas com mobilidade reduzida nos membros superiores, como aquelas com paralisia cerebral, a exemplo do próprio criador do projeto. Como prêmio, a tecnologia receberá um ano de incubação gratuita no Parque de Desenvolvimento Tecnológico (PADETEC). “Ao que tudo indica, o Júnior irá criar uma empresa que será incubada a distância pelo PADETEC”, explica o Prof. Alexandre Fernandes, coordenador do TAE.
O grupo TAE também expôs em seu estande na feira dois outros produtos inovadores: um outro mouse desenvolvido a partir de materiais de baixo custo e uma interface homem-máquina, que com a ajuda de eletrodos permite ao usuário com limitação de movimento no braço controlar um mouse.
Fonte: Prof. Alexandre Fernandes, coordenador do TAE – e-mail: alexandre_ufc@yahoo.com.br
Períodos de aproveitamento de disciplinas estão estabelecidos em dois momentos no Calendário Acadêmico da UFC
A UFC informa que os períodos para o aluno requerer o aproveitamento de estudos foram incluídos no Calendário Universitário de 2020, consistindo em dois momentos: 06/01 a 20/03, e 29/06 a 04/09.
Mais datas e prazos, podem ser consultados no Calendário Acadêmico da Universidade 2020 Clicando Aqui!
Fonte: Assessoria de Legislação – ALE
Pró-Reitoria de Graduação – Prograd
Universidade Federal do Ceará – UFC
(85) 3366.9421
I Seminário de Práticas e Pesquisas em Psicologia e Educação no Campus de Sobral
30/10, quarta-feira, de 14:00 às 16:00, auditório do Mucambinho – “Diálogos UFC Sobral” – UFC: um espaço de desafios e possibilidades.
Objetivo: ser espaço de diálogo entre toda comunidade universitária de nosso campus, permitindo uma escuta e exposição de ideais tida como relevantes por aqueles que, cotidianamente, fazem a UFC/Sobral. A ação se configura como uma grande ‘roda de conversa’ sobre o tema escolhido.
31/10, quinta, de 18:30 às 21:00, auditório do Mucambinho -“Polifonias: conversas sobre tempo” Objetivo: Reunir professores de diferentes formações para uma conversa com tom informal abrir debate sobre um tema específico. Para tratar o “Tempo” nas suas diversas perspectivas, convidamos: Profa. Dra. Adeline Stervinou (Música); Profa. Dra. Denise Silva (Sociologia); Prof. Dr. João Guilherme Matias (Física); Prof. Dr. José Claúdio do Nascimento (Engenheiro Eletricista).
Fonte: ritahelenagomes@gmail.com
UFC está entre as melhores do mundo no ensino de engenharias e de ciência da computação, diz ranking THE
O Brasil tem 32 representantes na lista das melhores instituições de ensino de engenharia do mundo, segundo o ranking da Times Higher Education (THE) 2020. E a Universidade Federal do Ceará está entre elas, compartilhando posição com outras 10 instituições, todas do eixo Sul-Sudeste.
A THE divulga, anualmente, um dos principais rankings universitários do mundo, o THE World Universities Rankings. Em paralelo, publica levantamentos por campo do conhecimento. Em um deles, são destacadas as melhores instituições de ensino nas áreas de engenharia geral, engenharia elétrica e eletrônica, engenharia mecânica e aeroespacial, engenharia civil e engenharia química.
Na edição de 2020, foram avaliadas 1.008 universidades, número superior ao da edição passada, que analisou 903 instituições. O Instituto de Tecnologia da Califórnia e a Universidade de Stanford compartilham o primeiro lugar geral. A partir da 100ª posição do ranking, as universidades são agrupadas por faixa. As brasileiras estão distribuídas em três faixas: 401-500, 601-800 e 801+.
A UFC é a única instituição do Norte, Nordeste e Centro-Oeste a ocupar a faixa 601-800. As primeiras colocadas do Brasil no levantamento mundial, ocupando a faixa 401-500, são a Universidade de Campinas e a Universidade de São Paulo.
O reitor Cândido Albuquerque comemora o resultado. “Engenharia e computação são áreas nas quais nos destacamos e, mundialmente, são as áreas pelas quais as universidades se firmam”, avalia. Ele acrescenta que em ambos os campos de conhecimento a UFC tem realizado diversas parcerias, notadamente com o poder público, citando como exemplo o projeto Big Data e Inteligência Artificial.
Nele, a UFC desenvolve, em cooperação com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, ferramentas que irão compor o Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta. “Nosso desempenho nessas áreas é considerável, pois estamos à frente das instituições do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Mas precisamos melhorar ainda mais”, enfatiza.
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – Além das engenharias, a THE avaliou as melhores instituições de ensino de ciência da computação. Nesse levantamento, há 21 instituições brasileiras entre as 749 listadas, e a UFC também é destacada.
A Universidade Federal do Ceará ocupa a faixa 601+, ao lado de outras 12 instituições, como a Universidade de Brasília (UnB), a Federal da Bahia (UFBA), a Federal de Pernambuco (UFPE) e a do Paraná (UFPR).
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331