Lançado edital de bolsas PIBITI, de incentivo à inovação; cota de bolsas da UFC sobe de 6 para 40

Imagem: foto de um homem de barba vestindo jaleco branco e manipulando itens em um laboratórioA Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Universidade Federal do Ceará lançou o Edital nº 05/2020, referente à seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). O programa é uma das principais estratégias de estímulo à cultura inovadora na Instituição e, neste ano, ganhou expressivo incremento na quantidade de bolsas ofertadas pela UFC.

O PIBITI é resultado de um convênio entre a UFC, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Cada entidade destina uma quantidade de bolsas ao programa, com o objetivo de estimular projetos inovadores em várias áreas do conhecimento.

A novidade do edital deste ano é que a cota de bolsas da UFC foi ampliada. Em 2020, a UFC destinará 40 bolsas ao PIBITI, número bastante superior ao total de 6 bolsas ofertadas em 2019. Como forma de estimular a inovação nos campi do Interior, a Universidade reservará 20% das bolsas para essas unidades.

A quantidade oferecida pelo CNPq e pela FUNCAP ainda será informada pelas duas instituições. De acordo com a PRPPG, a expectativa é que a cota seja igual ou superior à ofertada no ano passado, contemplando-se a maior parte da demanda qualificada.

INSCRIÇÕES – As bolsas PIBITI são destinadas a estudantes de graduação, mas, neste momento, as inscrições devem ser feitas pelos servidores docentes e técnico-administrativos orientadores de projetos de pesquisa. Os requisitos devem ser vistos no Edital nº 05/2020.

submissão dos projetos ocorre de 16 de março a 17 de abril, através do preenchimento dos dados constantes da Plataforma Ícaro Moreira para o PIBITI. As bolsas na modalidade PIBITI têm cota institucional com duração de 12 meses e valor de R$ 400,00.

Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – fone: (85) 3366 9943

Funcionamento do Refeitório do Campus de Sobral

Refeitório Universitário

Em cumprimento à determinação da Reitoria, informamos que a partir do dia 17/03/2020, o fornecimento de refeições será EXCLUSIVO para os alunos beneficiados com o Auxílio Moradia e Isenção.

Em tempo, informamos que os serviços de emissão de cartão (1º e 2º via) e recarga, via guichê, estão suspensos temporariamente.

UFC receberá 678 bolsas de mestrado e doutorado do Governo do Estado do Ceará em 2020

Imagem de uma mulher fazendo pesquisa em laboratórioA Universidade Federal do Ceará receberá, já neste mês de março, 678 bolsas de pesquisa científica do Governo do Estado do Ceará, conforme anunciado nesta quinta-feira (12) pelo governador Camila Santana, em cerimônia no Palácio da Abolição. Desse total, 339 benefícios serão destinados a mestrandos e outros 339 a doutorandos, com recursos da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (SECITECE).

As bolsas de mestrado serão concedidas por até 24 meses, e as de doutorado, por até 48 meses, contados a partir do início do primeiro período letivo no curso. Ao todo, o governo estadual concederá 1.111 bolsas de pesquisa científica, totalizando um investimento de R$ 23,7 milhões.

A distribuição será feita às universidades públicas estaduais e federais no Ceará, a institutos parceiros do governo e a centros de ciência e tecnologia, tais como Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), entre outras instituições de ensino. A UFC receberá 61% do total de bolsas a serem concedidas.

Imagem: Pesquisadores e representantes da administração superior da UFC participaram da cerimônia no Palácio da Abolição (Foto: Divulgação)“O País precisa entender que uma nação só consegue se libertar e diminuir as desigualdades, se investir em ciência e tecnologia”, afirmou o governador Camilo Santana, destacando que, neste ano, houve um aumento de 6% no número de bolsas de mestrado e de 4% no de doutorado em relação ao ano passado.

O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, destacou que a parceria da Universidade com o Governo do Estado demonstra uma preocupação conjunta com a qualificação de profissionais no Ceará. “É muito significativo que o Governo do Estado tenha tido a sensibilidade de reservar uma importância tão expressiva de valores no oferecimento de bolsas de mestrado e doutorado”, afirma.

“Isso vai refletir muito positivamente nos setores de empreendedorismo, da inovação. Esse é o caminho para colocar o estado do Ceará na linha de frente da produção de novas tecnologias. A UFC fica muito grata por essa sensibilidade do Governo do Estado. Tenho certeza de que os frutos serão colhidos por toda a sociedade”, complementa Albuquerque.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331