Abertas as inscrições para cadastro de avaliadores de trabalhos dos Encontros Universitários/ Sobral

A comissão organizadora dos Encontros Universitários do Campus de Sobral informa que a partir desta terça-feira (30) até o dia 9 de julho estão abertas as inscrições para cadastro de avaliadores de trabalhos. Podem se candidatar servidores docentes, técnicos-administrativos, além de estudantes de mestrado e doutorado.

A novidade da Edição 2019 dos Encontros Universitários é que ela será virtual e todos os trabalhos serão apresentados na modalidade pôster, inclusive aqueles que foram inscritos no sistema na modalidade oral. A mudança é decorrente da decisão do Conselho do Campus de Sobral que, em reunião realizada no dia 24 de junho, optou por seguir os procedimentos adotados em Fortaleza, como uma medida de respeito ao isolamento social necessário ao combate à COVID-19.

A avaliação dos trabalhos ocorrerá nos dias 31 de julho e 1º de agosto, coincidindo com a segunda chamada de apresentações dos Encontros Universitários (EU) 2019 em Fortaleza. Após o término do evento, a avaliação final de cada trabalho deverá ser submetida através do formulário criado na plataforma Google Forms que será disponibilizado por e-mail para cada avaliador do Campus de Sobral. Os avaliadores selecionados receberão por e-mail o Manual dos Avaliadores, bem como o Formulário de Avaliação dos trabalhos que deverão avaliar.  Até o dia 15 de julho, a Comissão Organizadora divulgará, no site do Campus de Sobral, a  listagem indicando os trabalhos que serão analisados por cada avaliador. 

Maiores informações: encontros@sobral.ufc.br

UFC recebe doação de 1.500 máscaras de proteção facial para ajudar no enfrentamento à covid-19

Reitor Cândido Albuquerque com o Prof. Ariel Scafuri e o chefe de gabinete Fernando Henrique na ReitoriaPara contribuir com o enfrentamento à covid-19, a Universidade Federal do Ceará recebeu, na quinta-feira (25), um carregamento de equipamentos de proteção individual (EPI’s), totalizando 1.500 face shields (máscaras protetoras faciais). Os itens chegaram por meio de doação do Grupo de Apoio aos Médicos e Agentes de Saúde (GAMA), através da intermediação do professor do Departamento de Morfologia da Faculdade de Medicina (FAMED), Ariel Gustavo Scafuri.

O GAMA é um projeto nacional formado por voluntários da sociedade civil em parceria com empresas e instituições de ensino, como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Insper. O projeto realiza a produção em escala de face shields para doação aos serviços de saúde.

O vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo, informou que o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 fará uma reunião na próxima terça-feira (30) para definir a distribuição dos equipamentos. “Faremos um levantamento criterioso para decidir o melhor destino. A UFC está com diversas ações de combate à covid-19, com a realização de testes e atendimentos, então os profissionais que estão nestas atividades, em Fortaleza e no Interior, são prioridades”, informa.

O Prof. Ariel Scafuri, que tem graduação em Medicina e doutorado em Morfologia pela Universidade de São Paulo (USP), conseguiu a doação por meio dos contatos que mantém na USP com profissionais que integram hoje o projeto GAMA. “Estes equipamentos consegui através do contato com Karol Luchesi, que é do projeto. Ela me disponibilizou 1.860 face shields, dos quais, 1.500 destinei à UFC, em 18 caixas”, explica o professor.

Scafuri já recebeu outras doações de máscaras de proteção do projeto, as quais encaminhou para instituições como o Instituto Dr. José Frota (IJF) e o Frotinha. “É uma enorme satisfação poder servir de canal para disponibilizar esse material à Universidade. Com certeza, os equipamentos vão ser bem utilizados por essa administração”, destacou.

O reitor Cândido Albuquerque recebeu, na Reitoria, o material. “Queria agradecer ao professor a doação, através do projeto GAMA, desses EPI’s. Esse material chega num momento muito oportuno. Nós estamos precisando realmente de EPI’s, e é muito bom que o professor Ariel tenha tido essa sensibilidade de, devotado à nossa Universidade, ter-nos doado esse material”, reconheceu.

Fonte: Gabinete do Reitor -‒ e-mail: greitor@ufc.br

Professor e alunos da UFC em Sobral desenvolvem aplicativo gratuito para estudo de música

Imagem do aplicativo Meu SolfejoCantar as notas musicais escritas na partitura é uma das habilidades a serem aprendidas pelos estudantes de música. Chamada de solfejo, essa prática costuma aparecer nos currículos como percepção e solfejo, treinamento auditivo ou linguagem e estruturação musical. Pode até parecer simples dizer o nome das sete notinhas, mas na prática é um desafio para os futuros músicos. Para ajudar os estudantes a encontrar a afinação correta, o Prof. Rian Nogueira, do Curso de Música da UFC em Sobral idealizou o aplicativo para celular Meu Solfejo!.

Disponível para download gratuito no Google Play (acesso apenas via celulares Android), o aplicativo conta com um banco de sons de piano e de vozes femininas e masculinas presentes no canto coral (soprano, contralto, tenor e baixo). No total, são 120 áudios gravados de voz e 36 de piano. Desse modo, durante o estudo em casa, o aluno pode ter uma referência auditiva para a prática de canto e de instrumento. No aplicativo, o estudante consegue ainda alternar o método de estudos entre solfejo absoluto, no qual as notas são entoadas da forma como estão escritas na partitura, e o solfejo fixo-ampliado, em que cada nota possui uma sílaba específica.

Comenta o Prof. Rian Nogueira que o Meu Solfejo! tem como objetivo auxiliar no aprendizado dessa técnica essencial para os alunos de música; processo que, enfatiza, pode ser intrincado devido à quantidade de conhecimentos envolvidos. “A disciplina de percepção e solfejo possui um conteúdo teórico-prático de música que envolve diversos saberes, como leitura de partitura, ritmo, melodia, harmonia, canto, entrando também, por consequência, no aspecto da afinação. Por conta desses detalhes, essa matéria costuma ser uma das mais difíceis do curso”, afirma o professor.

A ferramenta possibilita ainda que alunos de canto coral que estejam com dificuldades de afinação ou que não obtenham um bom desempenho no canto individual ensaiem suas vozes solfejando as notas da partitura com o auxílio do aplicativo. “Observei que nas disciplinas de percepção e solfejo e canto coral os alunos mais tímidos ou ainda no seu percurso de estudo costumavam aprender melhor coletivamente. Também percebi dificuldade das meninas em identificar a afinação através da minha voz, que naturalmente soa uma oitava abaixo à qual elas cantariam. Por conta disso, passei a utilizar o falsete para entoar as referências da afinação. Contudo, pensei: como o estudante que possui dificuldade de afinação pode adquirir a autonomia de construir seu processo de aprendizagem sem depender sempre do coletivo? Com esse contexto idealizei o aplicativo”, relata.

Para tirar a ideia do papel, o Prof. Rian entrou em contato com o estudante Willian Praciano, do Curso de Engenharia da Computação também da UFC em Sobral, que ficou encarregado do desenvolvimento do aplicativo. Os trabalhos iniciaram em setembro do ano passado e contaram com reuniões semanais, quando foi feita a maquete do projeto e definida a gravação dos sons. O envolvimento com a iniciativa foi tão proveitoso que trouxe resultados além do esperado para o graduando. “Foi a minha primeira experiência de aplicativo com a temática e foi ótimo no que se refere à aplicação de alguns conhecimentos que já vinha estudando. Também adquiri alguns conhecimentos de música e passei a ter um maior interesse pelo estudo dela. Recentemente comecei a estudar violão e o que aprendi desenvolvendo esse aplicativo, sem dúvidas, está me ajudando nesse começo”, afirma Willian Praciano.

Também fizeram parte da equipe do Meu Solfejo! os graduandos em Música Ana Jakeline da Silva, que faz a voz feminina do aplicativo, e Douglas Araújo, que atuou na parte técnica. A voz masculina do aplicativo é do próprio Prof. Rian Nogueira. As amostras de som do piano foram coletadas através do site da Eletronic Music Studios, da Universidade de Iowa (EUA).

Lançado oficialmente no último dia 9, o Meu Solfejo! pode ser utilizado por um público para além da universidade: projetos sociais que possuam formação musical através do canto, conservatórios de música, pessoas com deficiência visual, estudantes de canto lírico e músicos amadores. Para acessá-lo, o interessado deve ter um smartphone com sistema operacional Android, ir até a loja de aplicativos Google Play e inserir na busca o termo “Meu Solfejo!”. Depois disso, é só baixar. “Se o aplicativo cumprir sua missão, vale mais do que qualquer cédula dada simbolicamente para tê-lo. Muitas pessoas tentam comercializar a educação e creio que esse não seja nosso objetivo aqui e agora”, reflete o docente.

Apesar de não ser comercializado, o aplicativo está aberto a doações para financiar as próximas etapas de desenvolvimento. Basta entrar em contato através dos endereços de e-mail disponibilizados na aba “Sobre” do aplicativo.

Fonte: Prof. Rian Nogueira, do Curso de Música da UFC em Sobral – e mail: rian125@gmail.com

Encontros Universitários 2019 recebem trabalhos em pôsteres para segunda chamada de Fortaleza e primeira de Sobral

Imagem: Logomarca da edição 2019 dos Encontros UniversitáriosA partir desta segunda-feira (29) até 24 de julho, haverá recebimento de trabalhos da segunda chamada de apresentações dos Encontros Universitários (EU) 2019 em Fortaleza. Essa etapa ocorrerá nos dias 31 de julho e 1º de agosto, coincidindo com a primeira chamada dos Encontros do Campus da UFC em Sobral.

Todos os trabalhos serão apresentados na modalidade pôster, inclusive aqueles da modalidade oral que, por algum motivo, não foram apresentados no período de 20 a 22 de maio.     

Os pôsteres deverão ser enviados em formato PDF ou PPTX (slides de até 5 páginas), contanto que não sejam feitos a partir de scanner ou foto, o que impossibilita a leitura por ferramentas de acessibilidade. No site dos EU, há templates que podem servir de modelo para os estudantes, mas cujo uso não é obrigatório. Nesta segunda-feira (29), a comissão organizadora do evento divulgou os formulários de inscrição para Fortaleza e Sobral

A comissão organizadora dos EU 2019 esclarece que o envio do pôster não configura nova inscrição. No caso de Fortaleza, será apenas uma outra oportunidade para quem não pôde apresentar seus trabalhos durante o período regular do evento. Poderá receber certificado de participação quem encaminhar os pôsteres no prazo e responder aos questionamentos dos avaliadores no fórum dos Encontros Universitários. 

Outras informações podem ser obtidas através do e-mail encontrosuniversitarios2019@ufc.br.

Fonte: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFC, organizadora dos Encontros Universitários 2019 – e-mail: encontrosuniversitarios2019@ufc.br

Encontros Universitários 2019 do Campus de Sobral ocorrerão no formato virtual

O Conselho do Campus de Sobral decidiu, em reunião realizada no dia 24 de junho, que a Edição 2019 dos Encontros Universitários irão seguir os procedimentos adotados em Fortaleza e ocorrerão no formato virtual, como uma medida de respeito ao isolamento social necessário ao combate à COVID-19.

A Diretoria do Campus de Sobral informa que a partir desta segunda-feira (29) até 24 de julho, haverá recebimento de trabalhos da primeira chamada dos Encontros do Campus da UFC em Sobral. Essa etapa ocorrerá nos dias 31 de julho e 1º de agosto, coincidindo com a segunda chamada de apresentações dos Encontros Universitários (EU) 2019 em Fortaleza.

Todos os trabalhos serão apresentados na modalidade pôster, inclusive aqueles que foram inscritos no sistema na modalidade oral. A exceção serão as apresentações artísticas que deverão gravar a apresentação e inserir o link para o YouTube no formulário disponibilizado pela Comissão Organizadora.  No formulário, o participante anexará o arquivo do pôster ou link do YouTube e informará seus dados pessoais e os dados do trabalho (código e título) disponíveis nos links abaixo: 

As instruções sobre o uso da plataforma de apresentação dos pôsteres estão no Manual preparado pela Comissão Executiva dos Encontros Universitários de Fortaleza.

Os pôsteres deverão ser enviados em formato PDF ou PPTX (slides de até 5 páginas), contanto que não sejam feitos a partir de scanner ou foto, o que impossibilita a leitura por ferramentas de acessibilidade. No site dos EU – Fortaleza, há templates que podem servir de modelo para os estudantes, mas cujo uso não é obrigatório. 

A Comissão Organizadora dos EU 2019 – Sobral esclarece que o envio do pôster não configura nova inscrição. 

É importante reforçar que, nesta edição, a participação dos estudantes com apresentação artística e de pôsteres será facultativa.

 CERTIFICADOS – A Comissão Organizadora reforça que, para ter direito ao certificado, os participantes deverão, além de preencher o formulário eletrônico, interagir no fórum respondendo ao avaliador, caso seja questionado. Todos os autores e co-autores que cumprirem com estes requisitos receberão o certificado de apresentação.

Outras informações podem ser obtidas através do e-mail encontros@sobral.ufc.br.

Confira o resultado das inscrições da ação de Inclusão Digital

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Ceará, no uso de suas atribuições administrativas, torna público o resultado das inscrições para a ação de Inclusão Digital da UFC.

Resultado – Serão duas as situações das inscrições: deferidas e indeferidas.

I – Deferidas: quando os candidatos atenderem aos critérios do Edital nº 08/2020/PRAE/UFC;

II – Indeferidas: quando os candidatos incorrerem em uma das hipóteses do art. 12 do mesmo edital.

Ressaltamos que foi um motivo de indeferimento não ter inserido, no formulário, a comprovação de inscrição no Cadastro Único do Governo Federal conforme orientado pelo edital, ou seja, extrato do recebimento do benefício referente ao último mês OU declaração de inscrição fornecida pelo Cadastro Único.

O envio desse comprovante foi solicitado somente aos estudantes que se enquadraram na 3ª condição do edital, ou seja, que não foram beneficiários da PRAE em 2020, nem indeferidos nos processos seletivos deste ano por insuficiência de vagas.

Recurso – Os candidatos cujas inscrições foram indeferidas podem, até o dia 29 de junho, interpor recurso ao resultado preenchendo o formulário online disponível no link abaixo.

A análise dos recursos tem publicação prevista para o dia 1º de julho, quando também será publicado o resultado final.

Novo Edital – Em breve, será publicado um novo edital para a ação de Inclusão Digital. Quem não participou desta seleção ou for indeferido no resultado final terá, então, uma nova oportunidade para se inscrever e solicitar o chip com plano mensal de dados móveis de 20 GB.

Confira abaixo o resultado:

Campus Sobral

Programa PEC-G

Fonte: https://prae.ufc.br/pt/confira-o-resultado-das-inscricoes-da-acao-de-inclusao-digital/

Encontros Universitários do Campus de Sobral serão entre Julho e Agosto

A diretoria do Campus de Sobral informa que os Encontros Universitários 2019 do Campus de Sobral serão realizados nos dias 31/07 e 01/08/2020 em formato remoto.

Os trabalhos serão apresentados, de forma virtual, em formato de posters.

A partir do dia 29/06/2020, serão divulgados detalhes sobre o período de envio dos trabalhos e outras informações importantes.

Convocação do Cadastro de Reserva da Bolsa de Iniciação Acadêmica 2020

A equipe de Assistência Estudantil do Campus de Sobral, no uso de suas atribuições administrativas, torna pública a chamada do Cadastro de Reserva do Programa de Iniciação Acadêmica referente ao Edital Nº 05/2020 – PRAE/UFC – Processo Seletivo Unificado, Campi do Interior

A relação de candidatos convocados para assumir as vagas segue a ordem de classificação publicada. As vagas estão disponíveis em decorrência de desistências, incompatibilidades ou matrículas inativas.

Considerando que seguirão suspensas, até o dia 30 de junho, as atividades presenciais administrativas e acadêmicas do Campus de Sobral (Portaria nº 92/2020), a Coordenadoria de Assistência Estudantil do Campus Sobral realiza atendimento remoto via e-mail: case@sobral.ufc.br

Chips de Internet móvel para alunos da UFC? Veja respostas para as principais dúvidas sobre o assunto

ft 200617 chipSegue, até o próximo domingo (21), o prazo para inscrições na ação de Inclusão Digital da Universidade Federal do Ceará, que distribuirá 6 mil chips de planos de Internet móvel (3G/4G) a alunos da Instituição. Conduzida pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), a medida é destinada a estudantes com vulnerabilidade socioeconômica matriculados em cursos de graduação presencial da UFC.

Mas, e como funcionará esse plano? Desde que a ação foi divulgada, diversos alunos encaminharam dúvidas aos canais de comunicação da UFC, que foram compiladas e respondidas logo abaixo. É importante lembrar que as principais informações sobre o processo seletivo para a ação estão no Edital nº 08/2020. Outras dúvidas podem ser esclarecidas pela PRAE, através do e-mail prae@ufc.br.

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE AÇÃO DE INCLUSÃO DIGITAL DA UFC

Como os estudantes que precisam do chip tomarão conhecimento da oferta desses chips se eles não tiverem acesso à internet?
A divulgação da oferta do chips acontece pelos canais digitais da Universidade porque a grande maioria dos estudantes tem acesso a essas plataformas. Vale lembrar que a própria matrícula da Universidade e os processos de inscrição para bolsas já são realizados de forma exclusivamente digital. Como a maioria tem acesso, isso facilita a criação de uma rede de multiplicadores da informação. Ainda assim, a UFC também tem trabalhado a divulgação do pacote de chips nos jornais, rádios e TVs. Tudo para que essa informação chegue a todos os alunos.

E se a pessoa não tiver um celular para usar?
Para quem não tem acesso a celular, a Universidade estará disponibilizando máquinas em bibliotecas, laboratório e salas de estudo na Universidade para que esse aluno possa assistir aos conteúdos do seu curso. Esses locais estão sendo preparados seguindo um rigoroso protocolo de segurança, que prevê a higienização e regras de distanciamento para evitar aglomerações quando as atividades presenciais forem autorizadas. Mas, caso o estudante não possa ou não queira se deslocar até esses locais, ele pode realizar a supressão da matrícula em disciplina ou o trancamento (quando o aluno tiver interesse em suprimir todas as disciplinas em que estiver matriculado), sem que isso implique qualquer tipo de prejuízo nos indicadores de desempenho do aluno ou no fluxo acadêmico.

Como será a entrega dos chips?
A distribuição dos chips aos estudantes será realizada em cada campus e em local a ser definido após o resultado. O chip será entregue exclusivamente ao estudante deferido no processo, mediante apresentação de documento de identidade com foto, seguindo os protocolos de proteção contra o novo coronavírus. Importante: os beneficiados precisam usar máscara de proteção e, preferencialmente, levar a própria caneta. Os estudantes de Fortaleza que moram fora da Região Metropolitana poderão receber os chips pelo correio no endereço informado no formulário de inscrição. Cada campi do Interior fará um levantamento da situação de entrega dos chips, avaliando a possibilidade de remessa pelos Correios também. Alunos dos campi do Interior que estejam em Fortaleza devem receber o chip na Capital.

Qual a velocidade e a cobertura dos pacotes adquiridos pela UFC? A Universidade vai repor os créditos dos celulares todas as vezes que o pacote acabar?
Os planos de pacote de dados contarão com 20 GB, o que é suficiente para que o aluno possa assistir todas as aulas, conforme parecer técnico da Superintendência de Tecnologia da Informação que assessorou o processo de escolha da melhor forma de inclusão digital. Pelo contrato licitado, esse limite se renova mensalmente entre julho e dezembro.

Como devo fazer caso meu chip apresente algum problema de funcionamento?
Neste caso, o aluno deverá entrar em contato com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) pelo e-mail prae@ufc.br, relatar o problema e solicitar a troca do chip.

Por que se optou pela política de contratação dos pacotes de dados?
A UFC entende que a comunidade universitária é muito ampla e diversa. São muitas realidades distintas. Por isso, a UFC tem se esforçado em tudo o que for possível para garantir ao máximo de alunos condições de assistir aulas, com o mínimo de risco sanitário. A contratação dos pacotes de dados foi uma necessidade percebida a partir de uma pesquisa realizada no mês de maio na comunidade acadêmica, a maior já feita até agora na história da Universidade. Nela, foi observado que 11% dos alunos têm acesso à internet com pacotes de dados inferiores ou iguais a 15 gigabytes e 1% não possui nenhum acesso. Há, em todo o mundo, uma tendência, sobretudo entre os jovens, na preferência de acesso à rede pelo uso de celular, fato confirmado pela pesquisa realizada em maio com a comunidade acadêmica. O levantamento mostrou que prevalece o uso de celular como forma mais importante de acesso entre os alunos. Por conta disso, a UFC decidiu contratar pacotes de dados para 6 mil estudantes, o que equivale a 20% dos alunos. Para se ter ideia do esforço da UFC, a UNICAMP também contratou pacote de dados para estudantes sem acesso a Internet para um universo de 500 estudantes.

E se a rede do celular não pegar na área onde moro?
Para todo mundo que não conseguir acessar as aulas remotamente de casa, seja por problema de rede ou de equipamento, a UFC disponibilizará máquinas em salas na Universidade para que esse aluno possa assistir os conteúdos do seu curso. Essas salas estão sendo preparadas seguindo um rigoroso protocolo de segurança, que prevê a higienização e regras de distanciamento para evitar aglomerações.

Por que a UFC tomou como base uma pesquisa feita pela internet se nem todo mundo tem acesso à internet?
Esse questionamento desconhece como a pesquisa foi feita. Esse foi o mais amplo levantamento feito na história da Universidade, com participação de mais de 10 mil dos 30 mil alunos da Universidade. O mais importante, no entanto, é conhecer a amostra, e dela mais de metade dos respondentes são cotistas. Sabe-se que há uma correlação positiva entre alunos cotistas e aqueles em situação de vulnerabilidade. A pesquisa sugere que 12% dos alunos não possuem internet de boa qualidade. Ainda assim, para garantir o máximo de acesso ao máximo de pessoas, a Universidade irá disponibilizar pacotes de dados para 20% da comunidade.

Como fica a situação de quem tem de realizar aulas práticas?
Vai depender muito do tipo de aula prática. Os cursos devem avaliar se algum componente dessas aulas práticas pode ser dado de forma remota. Para os casos em que isso não seja possível, como estágios e disciplinas obrigatoriamente presenciais, os alunos serão chamados para as atividades na Universidade, seguindo orientações específicas da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). Vale dar uma olhada nas Perguntas Frequentes que a PROGRAD elaborou. Reforçamos que as salas a serem utilizadas estão sendo preparadas seguindo um rigoroso protocolo de segurança, que prevê a higienização e regras de distanciamento para evitar aglomerações.

Por que a UFC simplesmente não cancela o semestre?
Pela natureza da nossa atividade, não há como garantir a segurança de alunos, servidores e professores com aulas presenciais. Por outro lado, ninguém sabe quando haverá uma vacina ou cura e, portanto, até quando essa situação se estenderá. Por isso, algumas universidades já anunciaram que não retornarão as aulas presenciais até meados de 2021. O prejuízo de simplesmente cancelar o semestre e ainda correr o risco de ter de cancelar o próximo é enorme, especialmente para os alunos que estão próximos de concluir o curso. Os estudantes têm direito universal à educação, e a Universidade tem a obrigação de encontrar formas para garantir isso, por mais desafiadora que seja a situação. Pesquisas indicam que um longo tempo sem a continuidade do ensino prejudica principalmente os alunos com maior vulnerabilidade, sendo este um fator importante na evasão e retenção, fenômenos que a UFC procura combater. O momento atual é desafiador e as adversidades que ele traz são lançadas à Universidade, à qual cabe o papel de buscar formas de adaptação à nova realidade e, investindo em sua capacidade tecnológica, ser referência em valores como superação e resiliência. Por estas razões, o Conselho Universitário deliberou pela continuação de turmas com aulas em formato não-presencial. E é por isso que mais de 60% das universidades brasileiras está planejando a retomada com aulas à distância, ao passo que algumas ‒ como a USP e UNICAMP ‒ já iniciaram esse processo.

Fonte: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da UFC ‒ e-mail: prae@ufc.br

Processo seletivo de inclusão digital inscreve até 21 de junho; 6 mil chips de Internet móvel serão distribuídos

Imagem de quatro pessoas utilizando computadores e celulares com o mapa múndi ao fundoEstão abertas, até 21 de junho, as inscrições para a ação de Inclusão Digital da Universidade Federal do Ceará. A seleção é voltada para estudantes com vulnerabilidade socioeconômica matriculados em cursos de graduação presencial da UFC, sob a condução da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). A medida está prevista no Plano Pedagógico de Emergência para apoiar as atividades remotas, a retomada gradual das atividades presenciais e a conclusão do semestre 2020.1. Nos campi da UFC na Capital e no Interior, serão distribuídos 6 mil chips de planos de Internet móvel (3G/4G) com 20 GB de dados, válidos de julho a dezembro deste ano.

Segundo o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, essa é a maior ação já desenvolvida na história da Universidade no campo de inclusão digital. Além de disponibilizar os pacotes de Internet aos estudantes, há uma série de melhorias pensadas para residências universitárias, bibliotecas e espaços de convivência, equipando-os com novos computadores e com a expansão de redes de wi-fi de alta velocidade.

“Estamos aproveitando o momento da realização de atividades remotas para fazer um amplo programa de inclusão digital como nunca se fez antes na UFC. A pandemia fez com que as pessoas aprendessem o manuseio das ferramentas e melhorassem o conhecimento nessa área, inclusive com vários cursos promovidos pela própria Universidade. Penso que nós sairemos bem mais fortes, como aliás está acontecendo com a maioria das universidades do mundo”, pondera.

O processo seletivo é regulado pelo Edital nº 08/2020, e as inscrições serão feitas por meio de formulário eletrônico. Até o prazo final das inscrições, o formulário ficará disponível também no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

A distribuição dos chips com os planos de Internet móvel atenderá à seguinte demanda: Fortaleza (4.700), Crateús (180), Quixadá (360), Russas (270) e Sobral (440). Nesse pacote, há 50 chips reservados para alunos do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), com vulnerabilidade atestada pela Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER).

Entre os pré-requisitos da ação de inclusão digital estão os casos de estudantes contemplados este ano nos programas de assistência estudantil de responsabilidade da PRAE, como o auxílio-moradia, auxílio-creche, auxílio-alimentação emergencial, as bolsas de Iniciação Acadêmica e de Incentivo ao Desporto, entre outros. Também podem participar os alunos que tiveram as solicitações de auxílios e bolsas da PRAE indeferidas por insuficiência de vagas, bem como aqueles que não participaram dos programas de assistência estudantil e estejam inscritos no CadÚnico, do Governo Federal. O resultado final do processo será divulgado no dia 1º de julho.

Informações sobre critérios de seleção, documentação exigida e cronograma podem ser consultadas no edital

Fonte: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da UFC ‒ e-mail: prae@ufc.br