Encontros Universitários 2019

ATENÇÃO!

Os Encontros Universitários 2019 do Campus de Fortaleza e Sobral foram adiados para 2020!

Confira em: Edição dos Encontros Universitários em Fortaleza e Sobral é adiada para 2020

Este evento proporciona à comunidade universitária, em especial aos estudantes, um momento de vivência singular, que transcende a integração de várias áreas, troca de experiências, ampliação de conhecimentos. O crescimento dos estudantes se inicia a partir do momento em que buscam seus orientadores e equipe para decidirem sobre o trabalho a apresentar, a organizarem os dados, a coletarem mais informações, a prepararem os resumos, a planejarem suas apresentações, sempre buscando fazer o melhor e atentos a uma boa comunicação na hora certa. Os orientadores são parte fundamental nesse processo de crescimento dos estudantes que, dia após dia, trabalham juntos com o objetivo de produzirem algo inovador, de prestarem um serviço com melhor qualidade à comunidade, de aperfeiçoarem métodos e técnicas de ensino, enfim, a cumprirem o seu papel de educadores. O momento dos Encontros em si é a culminância do esforço conjunto, de estudantes e orientadores, fruto do compromisso, da dedicação e da responsabilidade de cada um, que traz em si o sentimento de pertencer à Universidade Federal do Ceará.

Os Encontros Universitários têm como objetivo difundir junto à comunidade acadêmica atividades de ensino, pesquisa, pós-graduação, extensão, arte e cultura e de experiências diversas desenvolvidas e vivenciadas por estudantes da UFC, que atuam como bolsistas ou não em programas e projetos cadastrados com acompanhamento de orientadores.

Confira aqui o Edital dos Encontros Universitários 2019 – Campus de Sobral.

Temáticas

Acessibilidade e Inclusão

Estudos, pesquisas e relatos de experiências que abordam os múltiplos aspectos da acessibilidade: relacional/atitudinal, físico/espacial/arquitetônico, educacional/pedagógico, laboral, comunicacional/informacional, linguístico/cultural, técnico/tecnológico (tecnologia assistiva). Educação Especial. Educação Inclusiva. Políticas Públicas. Política Linguística.

Arboviroses

As arboviroses têm representado um grande desafio à saúde pública. A situação atual é preocupante, refletindo um complexo contexto, no qual, de um lado interagem entre si ineficácias gerais de atuação do poder público e da sociedade em geral e, de outro, fatores relacionados às mudanças climáticas e ambientais e aos desmatamentos, que favorecem a amplificação, a transmissão viral, além da transposição da barreira entre espécies. Desse modo, os trabalhos a serem agrupados devem debater em profundidade algum ou alguns dos fatores acima mencionados.

Comunicação e Linguagens

Pesquisas e estudos relacionados à comunicação como atividade humana inerente à cultura, com vistas à transmissão e compreensão de mensagens em determinado contexto sócio-histórico e cultural entre os indivíduos mediante a utilização de linguagens compreendidas como um sistema de signos, sejam verbais ou não verbais, com diferentes finalidades. São exemplos de estruturas comunicacionais: imprensa, telefone, fotografia, cinema, artefatos culturais, rádio, teatro, televisão, internet.

Cultura e Arte

Trabalhos que tenham como foco a dimensão artístico-cultural dos processos de formação humana, contemplando as dimensões da criação, da fruição e da reflexão sobre Arte e Cultura nas suas diversas manifestações. A pressuposição de que toda ação artístico-cultural traduz concepções de ética e estética, inalienáveis e imprescindíveis para os processos de formação e de atuação profissional em todas as áreas, é basilar para as propostas a serem submetidas neste eixo temático em articulações de pesquisa, formação, produção e difusão artístico-cultural.

Internacionalização: relatos de experiência

Pela qualidade de sua pesquisa, ensino e extensão, a UFC já compete, nas mais diversas áreas, em nível internacional. A experiência internacional dos professores, técnicos, alunos e colaboradores da universidade fica em evidência nos indicadores globais da universidade, resultado das parcerias internacionais em projetos e publicações. Essa experiência, acumulada, sobretudo, ao longo dos últimos vinte anos com a criação dos primeiros doutorados e, atualmente, avaliados com os conceitos de excelência internacional pela CAPES, trouxe forte inovação acadêmica e se difundiu da pós-graduação para outras áreas da universidade. Manter e consolidar esta condição, bastante propícia à internacionalização, requer a participação duradoura de pesquisadores experientes em grupos de pesquisa locais, multiplicando as possibilidades de intercâmbio, bem como de jovens pesquisadores que possam expandir e fortalecer novas áreas de pesquisa ao atualizar as formações em graduação, mestrado e doutorado, adequando-as a padrões internacionais. Nesta sessão temática serão apresentados relatos de experiências vividas pelos estudantes em instituições internacionais e cujos resultados contribuíram para seu o crescimento humanístico e científico.

Educação e Sociedade

Este eixo aborda a discussão de conceitos e práticas acerca de sociedade e educação sob diferentes enfoques, podendo trazer problematizações sobre a relação entre elas ou enfatizando uma delas. Portanto, estarão de acordo com o eixo temático trabalhos que envolvam pesquisas teóricas ou empíricas sobre processos educativos na sociedade contemporânea, organização social e escola, política educacional e a relação com a sociedade, educação e formação para a cidadania.

Empreendedorismo e Inovação

Trabalhos que abordem, pelo menos, um dos seguintes itens: (i) criação de empreendimentos inovadores por estudantes e/ou servidores da UFC; (ii) desenvolvimento de pesquisas aplicadas com potencial de geração de patentes; (iii) iniciativas de apoio ao empreendedorismo no âmbito universitário, tais como empresas juniores, centros/núcleos/ligas de empreendedorismo e inovação, espaços de prototipagem de produtos, incubadoras de negócios, aceleradoras de negócios e parques tecnológicos; (iv) transferência tecnológica resultante de pesquisas da UFC para aplicação em empresas; (v) empreendedorismo de impacto social; (vi) criação e/ou aplicação de metodologias de modelagem de negócios; (vii) estudos de viabilidade técnica e econômico-financeira de novos empreendimentos; (viii) iniciativas ligadas à Coordenadoria de Transferência Tecnológica (CIT) da UFC; e (ix) empreendimentos da economia criativa; (x) políticas de fomento ao empreendedorismo e à inovação; (xi) marco legal de ciência, tecnologia e inovação no Brasil; (xii) atração de empresas para desenvolver projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D & I) junto à universidade.

Nanobiotecnologia

Nanobiotecnologia é uma área que emerge das convergências entre nanotecnologia e biotecnologia. Trata-se de uma disciplina em que as ferramentas e conceitos aprimorados na nanotecnologia são aplicados para estudar fenômenos biológicos. Nessa sessão serão selecionados trabalhos que usam nanomateriais (nanopartículas, nanotubos, dendrímeros, msicelas, etc) como marcadores, sensores ou transportadores para entrega de fármacos e biomoléculas a sistemas celulares, bem como as contribuições científicas que exploram os fenômenos da bio-nanointerface (efeito corona) e as interações de nanomateriais com sistemas biológicos.

Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional

Trabalhos que abordem, pelo menos, um dos seguintes temas: (i) Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR); (ii) o papel do Ministério da Integração Nacional no contexto do desenvolvimento regional; (iii) fundo constitucional de financiamento da região Nordeste (FNE); (iv) políticas de crédito de bancos públicos para o desenvolvimento regional; (v) parcerias público-privadas locais, nacionais e internacionais no contexto do desenvolvimento regional; (vi) incentivos fiscais para atração de empresas nacionais e multinacionais; (vii) políticas estaduais para desenvolvimento das microrregiões do Estado do Ceará; (viii) políticas públicas de estímulo à industrialização; (ix) impactos de programas de transferência de renda no desenvolvimento regional; (x) impactos da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) no desenvolvimento socioeconômico do Ceará; (xi) concentração populacional em centros urbanos e o desenvolvimento regional; (xii) políticas de incentivo à inovação para o desenvolvimento regional; (xiii) políticas de incentivo ao cooperativismo e aos arranjos produtivos locais no contexto do desenvolvimento regional; (xiv) integração de empresas locais e nacionais em cadeias produtivas globalizadas; (xv) obras estruturantes nos pólos dinâmicos de desenvolvimento socioeconômico do Ceará.

Saúde e Bem Estar

A saúde, conforme compreende atualmente a Organização Mundial de Saúde (OMS), ultrapassa a ideia de equilíbrio biopsicossocial e é resultante das condições de lazer, alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, emprego, acesso aos serviços de saúde, acesso aos medicamentos e novas tecnologias. Em outras palavras, a saúde é o resultado direto das formas de organização social e de produção, que podem oferecer ou não bem-estar. Em sociedades em que a desigualdade e as condições de vida são precárias para grande parte da população, a saúde assume um lugar de destaque e a condição de bem socialmente produzido. Assim, nessas sociedades, há o objetivo da promoção e do estabelecimento de políticas públicas saudáveis, criação de ambientes saudáveis, o fortalecimento das ações comunitárias, a avaliação e a reorientação dos serviços de saúde, o desenvolvimento e a apresentação de resultados de pesquisas que possam colaborar no desenvolvimento das habilidades e capacidades individuais na promoção de saúde, de modo a promover possibilidades de escolhas e oportunidades para que a saúde e o bem-estar sejam uma realidade para todos. Logo, os resumos apresentados, que durante os Encontros Universitários de 2018 serão materializados em relatos de pesquisa, reflexões teóricas e relatos de experiência, deverão estar relacionados ao enfrentamento dos desafios da promoção de saúde e bem-estar em nossa sociedade.

Sustentabilidade, Energias Renováveis e Segurança Hídrica

Trabalhos que abordem, pelo menos, um dos seguintes temas: (i) objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU; (ii) preservação de áreas verdesrurais e urbanas; (iii) gestão, destinação, reuso e reciclagem de resíduos sólidos; (iv) desenvolvimento de produtos com baixo consumo de energia; (v) programas institucionais universitários voltados à gestão ambiental; (vi) programas institucionais universitários voltados ao consumo consciente de energia e água; (vii) produção e consumo de alimentos orgânicos; (viii) as fontes de energias renováveis (ex: solar, biomassa, heliotérmica, oceânica, eólica, nuclear, biocombustíveis e geotérmica) no contexto da redução de impactos das atividades humanas na poluição atmosférica e no aquecimento global; (ix) aspectos econômicos, legais e sociais das energias renováveis; (x) o risco climático (variabilidade e mudança climática) em sistemas de recursos hídricos; (xi) simulações de sistemas de recursos hídricos que analisem a garantia e/ou vulnerabilidade dos sistemas; (xii) conflitos pelo uso da água na perspectiva sociológica; (xiii) custos de fornecimento de água na perspectiva econômica; (xiv) avaliação da qualidade da água; (xv) planejamento de sistemas de recursos hídricos no longo prazo; (xvi) estratégias de convívio com a seca.

Tecnologias da Informação e da Comunicação

A Tecnologia da Informação e da Comunicação ou TIC é o conjunto de atividades e soluções envolvendo hardware, software, banco de dados, e redes de computadores e de telecomunicações, que atuam para facilitar o acesso, análise, gerenciamento e compartilhamento de informações, sejam estas textos, voz, vídeos e demais conteúdos. Simplificando, a TIC foi criada para auxiliar o ser humano a lidar e tirar proveito de informações das mais diversas formas. A Tecnologia da Informação e da Comunicação pode ser dividida de acordo com as seguintes áreas: Hardware e seus componentes; Software e seus meios; Sistemas de telecomunicações; Gestão de informações e de dados. Vivemos na Era da Informação, na qual a potencialidade das novas tecnologias é inegável. No entanto, esse potencial pode ser usado de forma positiva ou negativa, o que levanta questões a respeito das vantagens e desvantagens das novas tecnologias.