O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, cumpriu agenda nessa terça-feira (26) em Sobral, onde tratou de assuntos relacionados ao Campus da UFC naquele município e de parcerias com a Prefeitura de Sobral. O reitor esteve acompanhado do superintendente de Infraestrutura da UFC, Prof. Ademar Gondim; do superintendente-adjunto, Rafael Henriques de Araújo Neto; e do pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt.
Eles visitaram a área do Curso de Medicina e do Campus Mucambinho. Em reunião com gestores do campus, conversaram sobre a recuperação e conclusão de blocos didáticos (um na Medicina, que se encontra interditado; e outro em Mucambinho, que espera obras de acabamento para sua conclusão) e a urbanização da área da Universidade. De acordo com o Prof. Almir Bittencourt, a tarefa agora é viabilizar recursos para que as obras comecem já em 2020.
Durante a visita, também foi promovida reunião ampliada com servidores docentes e técnico-administrativos, coordenadores de curso e estudantes. O Prof. Cândido Albuquerque falou sobre a nova gestão, suas intenções em relação ao empreendedorismo, inovação e internacionalização, o programa de bolsas e a assistência estudantil. Ao fim, foi aberto um momento de discussão para que os presentes pudessem tirar dúvidas e apresentar demandas.
“O Campus de Sobral é um exemplo, é muito bem gerido e há anos é referência. O diálogo foi ótimo e sentimos uma acolhida que me fez sair de lá muito feliz. Eu aprendi muito, recebi ideias muito importantes que serão implementadas, tanto para o campus como para a Universidade como um todo”, resumiu o reitor.
PARCERIAS – A comitiva da UFC foi recebida também pelo prefeito de Sobral, Ivo Gomes. No encontro, houve aprofundamento da discussão sobre as parcerias entre a Universidade e a Prefeitura, relacionadas à implementação de cursos na área de artes e da formação de professores da educação básica.
A reunião foi uma retribuição à visita do prefeito à UFC, na qual foram iniciadas articulações para integrar a Universidade e a comunidade sobralense, principalmente quanto ao aumento da oferta de cursos, que, segundo o reitor, “necessitam das instalações do município”, uma vez que o foco atual da gestão da Universidade é concentrar esforços para finalizar os prédios inacabados, em vez de construir novos.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331