Reposição de aulas: UFC oferece plano de formação com 19 cursos, oficinas e lives sobre novas tecnologias educacionais

Imagem: A retomada de atividades e reposição de aulas para a conclusão do semestre 2020.1 incluirá atividades remotasO mês de junho será marcado, na Universidade Federal do Ceará, como o período de planejamento rumo à reposição da jornada acadêmica e à conclusão do semestre 2020.1. Tendo em vista que não há perspectivas, em curto prazo, de retorno com segurança de 100% das atividades presenciais devido à COVID-19, o plano de retomada ainda deverá contar com atividades remotas.

Por isso, ao longo deste mês, a UFC oferecerá aos estudantes, servidores docentes e técnico-administrativos uma série de ações formativas, de apoio pedagógico e tecnológico, que darão suporte para que a comunidade possa voltar, gradativamente, à rotina de estudos a partir de julho.

Leia também: UFC contratará 6 mil pacotes de dados e distribuirá cerca de 400 computadores nos campi da Capital e Interior

Tais ações fazem parte do Plano de Formação para o Apoio e Acompanhamento das Atividades Educativas em Tempos de Pandemia de COVID-19, que traz, a partir desta terça-feira (2), uma programação com 19 weboficinas, webconferências, webinários e lives, pelo YouTube, sobre temáticas e conhecimentos relacionados a letramento digital e tecnologias educacionais.

As inscrições para as atividades estão abertas e toda a programação pode ser vista no plano. Caso o aluno, professor ou servidor técnico-administrativo não possa participar ao vivo do curso, conferência ou live, todo o conteúdo ficará disponível no YouTube após a realização, para consulta em qualquer dia e horário, como em uma biblioteca virtual.

Veja a programação completa de atividades ofertadas.

O Plano de Formação foi elaborado pela nova Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA) e pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), com apoio de toda a administração superior e participação de diversos setores da UFC. Ele é uma das táticas que integram um planejamento mais amplo: a Proposta Pedagógica de Emergência (PPE), documento que está sendo coletivamente elaborado com o objetivo de traçar alternativas para a conclusão do semestre 2020.1.

Segundo a pró-reitora de Graduação, Ana Paula de Medeiros, o Plano de Formação traz respostas às demandas apresentadas por professores da UFC desde que as atividades presenciais foram suspensas devido à COVID-19. Assim, eles terão a oportunidade de replanejar e adaptar o programa das disciplinas para o ambiente virtual, conhecer as ferramentas e metodologias disponíveis, as plataformas didático-pedagógicas, as possibilidades de avaliação dos alunos, entre outros conteúdos.

“É uma ação propositiva. Durante o mês de junho vão ser ofertadas atividades nesse sentido. A ideia é fazer um período de transição, para que os professores possam se planejar e se adaptar”, explicou Ana Paula.

De acordo com o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, “de forma responsável, estamos adotando todas as medidas de apoio para o pleno sucesso do nosso retorno às atividades presenciais e a plena execução das atividades remotas. A Proposta Pedagógica de Emergência (PPE) e o Plano de Formação capacitarão a comunidade acadêmica para atividades virtuais e converterão a UFC em uma referência para outras universidades”.

A nova EIDEIA tem trabalhado em diversas frentes no sentido de oferecer aos docentes formações na área tecnológica. Um exemplo é o curso de Letramento Digital e Tecnologias Educacionais, que conta com mais de 1.500 participantes.

Imagem: Estudantes terão apoio tecnológico, por meio de pacotes de conectividade a serem contratados pela UFC ESTUDANTES INCLUÍDOS – A mudança no formato de ensino-aprendizagem também estimulou a UFC a pensar conteúdos para os discentes. Afinal, novas rotinas e comportamentos são demandados no cenário de pandemia. Por isso, o Plano de Formação também inclui atividades para a comunidade estudantil. Os alunos poderão tirar dúvidas sobre ações de apoio para atividades remotas, aprender sobre ferramentas digitais, entre outros conteúdos.

O diretor da nova EIDEIA, Prof. João César Mota, fez um convite especial a estudantes de pós-graduação matriculados em disciplinas de estágio em docência, para que eles possam acompanhar as atividades de formação voltadas tanto para alunos quanto para professores. “Será uma oportunidade de os estudantes de pós apoiarem as atividades remotas e também o retorno das aulas presenciais”, explicou.

Outra ação importante para a comunidade estudantil é que a UFC está providenciando a aquisição de pacotes de conectividade à Internet e computadores para alunos em situação de vulnerabilidade social que não apresentarem condições tecnológicas de acesso às atividades remotas. A UFC contratará 6 mil pacotes de dados e distribuirá cerca de 400 computadores nos campi da Capital e Interior.

APOIO PEDAGÓGICO – A UFC, por meio do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP), vinculado à nova EIDEIA, ressalta que, durante todo o período de ações formativas do mês de junho, irá oferecer apoio técnico-pedagógico, via e-mail, com atendimento das 7h às 20h. Os endereços para contato são paappaap2020@gmail.com, para professores e servidores técnico-administrativos, e paappaapalu@gmail.com, para alunos.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – e-mail: ufcinforma@ufc.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *